
Para registo da temperatura, há quem utilize a escala Fahrenheit [segundo Daniel Fahrenheit, físico alemão (1686-1736)] em vez da escala Celsius [segundo Anders Celsius, astrónomo sueco (1701-1744)]. Não confunda com Celsius, o filósofo romano (séc. II D.C.) nem com Celsius o médico romano (25 A.C.-50 D.C).

Fahrenheit foi o primeiro a utilizar mercúrio, em substituição do álcool, nos termómetros. A escala de Celsius foi proposta em 1742, constando que, de início, a escala era usada de modo diferente; isto é, 0ºC era a temperatura da vapor de água em ebulição, e 100ºC era a respectiva temperatura do gelo fundente... Em 1750, Martin Stromer, pupilo de Celsius, inverteu a escala de modo a ser utilizada tal como sucede na actualidade.
A escala de Celsius é usada, por exemplo, em Portugal - escala que, em 1948, oficialmente substituiu a designação clássica de graus centígrados para graus Celsius ; contudo, a primeira designação ainda continua frequentemente a ser utilizada, pelo menos em certos meios.
Segundo reza a História, Jon Baptista van Helmont (1577-1644), médico e químico flamengo, foi o primeiro a adoptar o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água, como medidas padrão para medições de temperatura, apesar de não ter concretamente falado em escalas
Uma fórmula muito simples converte graus Fahrenheit (ºF) em graus Celsius (ºC) e vice-versa:
5 X (ºF - 32) = ºC X 9

Sem comentários:
Enviar um comentário