O que é o cancro da mama?
O cancro da mama é um tumor maligno da mama que afecta principalmente as mulheres. Os homens também podem ser afectados , mas trata-se de casos muito raros.
É um tumor que se torna mais frequente com a idade, sendo muito provável de ocorrer na casa dos 50 anos. As formas tardias têm um desenvolvimento menos rápido.
Qual é a sintomatologia?
Nódulos na mama ; q
ualquer deformação da mama; Irregularidades da pele; Dores na mama; Eczema em volta do mamilo; Chagas em volta do mamilo; Secreção do mamilo; Emagrecimento; Palidez; Fadiga
Quais as causas do cancro da mama?
A causa directa ainda não é conhecida. O risco de se ser afectado por cancro da mama aumenta com a idade e se outras pessoas da família já foram afectadas. Para além disso, os riscos são maiores se uma mulher foi fértil durante muito tempo, isto é, se o tempo entre a primeira ovulação e a menopausa foi muito longo. A amamentação parece ter um efeito preventivo. O nível de estrogénio, homona feminina, provavelmente tem a sua importância na formação do cancro da mama. Vários factores ligados ao ambiente também podem exercer uma influência.
Qual o tratamento do cancro da mama?
Se o tumor for pequeno e não apresentar sinais de infiltração, pode ser extraído cirurgicamente numa mastectomia parcial. Tumores maiores que já se tenham infiltrado nos gânglios linfáticos em volta da mama, são extraídos juntamente com estes. Muitas vezes, adita-se radioterapia à intervenção cirúrgica para destuir eventuais células cancerígenas que não foram extraídas. Tumores graves que já atacaram outros órgãos (por exemplo, fígado, ossos ou pulmões), não podem ser completamente extraídos com uma cirurgia. Neste caso, o tratamento previsto incide na radioterapia, quimioterapia e por vezes na hormonoterapia. Ao mesmo tempo, serão administrados medicamentos analgésicos ao paciente.
Quando é necessário consultar o médico?
Nos casos de nódulo na mama, dor ou deformação no seio. Para além disso, torna-se necessária uma consulta em caso de secreção de líquido, sangue ou pus pelo mamilo ou existência de chagas.
O que faz o médico?
O médico examina o seio com palpação e os gânglios linfáticos das axilas e das cavidades da clavícula. Ausculta o coração e os pulmões. Os exames complementares incluem uma mamografia, uma excisão citológica e às vezes uma termografia.
O que fazer sem a ajuda do médico?
Controlar pessoalmente e com regularidade o seio, apalpando as mamas à frente de um espelho. O exame torna-se mais fácil durante o duche. É importante que este exame seja realizado regularmente, por exemplo, após cada menstruação. Se o tumor for descoberto numa fase inicial da doença, as possibilidades de cura são elevadas.
Como evolui o cancro da mama?
O cancro da mama evolui normalmente a partir de um pequeno nódulo na mama que no início não dói. Aos poucos, o volume do tumor aumenta e este às vezes ataca os gânglios linfáticos vizinhos ou outros órgãos. Pode existir uma secreção de sangue ou líquido pelo mamilo e dores no seio. Depois do tratamento é possível, se for o caso, fazer uma mamoplastia.
O cancro da mama é perigoso?
Sim. Em alguns dos casos pode levar à morte.
Como evitar o cancro da mama?
Não se pode. Se fizer exames com regularidade, será possível detectar a doença precocemente e aumentar as suas hipóteses de cura.
Adaptado da ficha “Doenças do aparelho urinário, genital e gravidez” do Guia Familiar da Saúde.
Leia mais:




Sem comentários:
Enviar um comentário