02 agosto, 2009

Duriango


O duriango (derivado do Malaio, duriang) que, por simplificação progressiva, deu durião e dúrio (durian, em Inglês) é um fruto grande (com dimensão comparável à de uma bola de futebol), da família das Bombáceas e nativo do Sudeste Asiático. Face ao seu horrível mau cheiro, há até quem lhe chame o fruto-da-m****. Todavia, quando descascado e comido, o gosto da sua polpa amarelada é, no mínimo, paradisíaco, comparado a uma mistura de caramelo, nozes, especiarias, banana, baunilha, sherry e cebola; daí o duriango ser considerado como a "rei dos frutos". Contudo, face às suas características odoríferas, algumas pessoas não conseguem sequer prova-lo, perante os vómitos intensos que o fruto lhes provoca.
Face ao seu odor ofensivo, e a fim de não perderem turistas, em Singapura o duriango foi banido dos hóteis, dos aviões e dos transportes públicos.
Quando fez turismo em Bali (Indonésia), um médico estomatologista inglês apreciou assim o fedor do duriango: "Um esgoto a céu aberto, num mês de Agosto escaldante, onde se lançou ovos podres e peúgas de um batalhão sem tomar banho há uma semana e após 4 horas de marcha diária.

Levemente adaptado dos apontamentos de Histologia e Embriologia Humana da autoria do Prof. Dr. Rogério Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário